Texto da 4ª Grande Semana Missionária


APRESENTAÇÃO
           
            Caros irmãos e irmãs com a graça de Deus já estamos realizando a Quarta Grande Semana Missionária em nossa paróquia. É uma semana intensiva de evangelização, orações, visitas, procissões, benção das casas e famílias. Nesta semana somos convidados de uma maneira especial a renovar, anunciar e testemunhar publicamente nossa fé em Deus. É o grande retiro do povo de Deus. Por isso, precisamos preparar e viver bem esta semana.
            Além de ser um grande retiro do povo de Deus, esta semana busca também fortalecer mais a nossa fé, a nossa convicção em Deus, respondendo algumas angústias e desafios do nosso tempo, como nos diz São Pedro “devemos dar razão da nossa fé e esperança” (cf. 1Pd 3,15). Só assim, seremos verdadeiramente discípulos missionários de Cristo.
            O mundo de hoje é marcado fortemente pelo relativismo, secularismo, pluralismo e individualismo. O relativismo é o abandono das leis, do mandamento, da verdade. O secularismo é a vida sem Deus. É o abandono do sagrado, da fé. É a ausência de Deus na vida das pessoas. Pessoas que dizem não precisar de Deus. Que pode viver muito bem sem Deus. Por isso tem dificuldade de crer e viver em Igreja-comunidade. O pluralismo significa o aumento das religiões, igrejas e crenças. O individualismo, isto é, o isolamento e o egocentrismo das pessoas. As pessoas se fecham, criando um mundo só para si e não querem saber da vida na comunidade.
            Tudo isso, leva ao enfraquecimento, ao abandono da fé e até a indiferença. Nesse sentido o grande teólogo Karl Rahner já falava que “o cristão do futuro será um místico ou deixará de ser cristão”! Isto é, viveremos profundamente a nossa fé ou deixaremos de viver. Ou é ou não é. Ou somos ou não somos. Ou frio ou quente, porque morno já estou para vomitar vocês de minha boca (cf. Ap 3,16).
            Precisamos dar razão da nossa fé e esperança para o mundo em que vivemos. Precisamos ser mais convicto e tomar mais posição, não somente porque queremos, mais porque o mundo exige de nós mais fé, atitude, convicção. O mundo precisa de referência, modelo, testemunho. Como disse Jesus: “Vós sois o sal e a luz do mundo” (cf Mt 5,13-16). Ou nós nos posicionamos ou seremos levados ao vazio existencial.
            Precisamos ajudar a nós mesmos e a tantos irmãos que, por não saberem da verdade e serem fracos na fé se afastam de Cristo e sua Igreja seguindo outros caminhos que não são de Deus. É responsabilidade de todos nós anunciarmos esta verdade. Se o irmão se perde, por que não falamos a verdade, a culpa é nossa porque Jesus nos confiou esta missão: “Vão..... ensinam a observar tudo o que ordenei a vocês...” (Mt 28, 19-20).
            A Nova Diretriz Gerais da Ação Evangelizadora da – CNBB (2011 a 2015) fala que: “A Igreja existe para evangelizar em meio às alegrias e esperanças, tristezas e angústias do ser humano de cada tempo, notadamente dos que sofrem (cf. GS, n. 1), ela anuncia, por palavras e ações, Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida”(cf. Jo 14,6).
            Uma das cinco urgências apontada pela Nova Diretriz é o estado permanente de missão. Nesse sentido a semana missionária busca fazer da nossa paróquia um estado permanente de missão: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda a criatura!” (Mc 16,15).
            Segundo a Nova Diretriz um dos pontos importantes na nossa missão é o testemunho: “O ponto de partida será sempre o testemunho: “O homem contemporâneo escuta com melhor boa vontade as testemunhas do que os mestres; ou, então, se escuta os mestres, é porque eles são testemunhas. Sejamos, pois, testemunhas do Ressuscitado. É para isso que Ele nos envia”.
            Na semana missionária também colocamos em prática o Objetivo Geral da Nova Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da – CNBB: “EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”.
            A Quarta Grande Semana Missionária está programada da seguinte forma: No dia 23 de Outubro de 2011 ás 17 horas da tarde no Salão Paroquial será feita a abertura oficial juntamente com todas as comunidades, pastorais, movimentos, associações, setores e famílias. De Segunda-feira até Sábado, cada comunidade realizará todos os dias a oração da manhã com alvorada e muito barulho. Durante o dia visita para a benção de Deus às famílias, as casas, locais de trabalho. Todas as noites celebração da Palavra com a Eucaristia. Para cada dia será realizada benção especial às pessoas, a objetos de uso e de nossa devoção. No Domingo, dia 30 de Outubro de 2011, ás 17 horas, nos Salão Paroquial será realizada a grande celebração Eucarística em ação de graças pela Quarta Grande Semana Missionária em nossa paróquia. A semana missionária só será completa e abençoada com a participação da abertura ao encerramento.
            Este material é um subsídio que oferece segurança e orientação para cada comunidade realizar da melhor maneira possível a Quarta Grande Semana Missionária. Apresenta o tema, objetivo. Tem o rito inicial para todos os dias. Oração missionária de louvor e envio. Reflexão, textos bíblicos e algumas parábolas para ajudar a orar e aprofundar mais a nossa fé. Onde tiver ministro pode comungar todos os dias. Benção especial para todos os dias. Várias sugestões para animar, motivar tornando nossas celebrações mais ricas, fecundas e criativas. Por isso, é muito importante que o dirigente e a comunidade olhem com atenção a programação para não ficar perdido na hora da celebração e poder providenciar tudo com antecedência. Lembre-se que foi preparado com muito esforço de passar várias noites preparando com muito carinho, portanto vamos fazer também com muito amor, carinho e atenção.
            Não resta dúvida que a nossa realização plena como filho e filha de Deus, consiste na missão de evangelizar, anunciando, vivendo, testemunhando o grande amor de Deus e levando a todos a salvação. Assim, desejo a todos uma ótima semana missionária! Que Nossa Senhora do Carmo interceda por nós! A Santíssima Trindade nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. 
            Este material é uma compilação, organização e criação destinada para as comunidades, pastorais, movimentos e setores da nossa Paróquia, com objetivo especificamente pastoral e não acadêmico ou científico.

 
©2008 Editado por: Eliane

As fotos e vídeos desde site foram produzidos pela Pascom ou enviados por colaboradores. Todo material de outra autoria, quando conhecido, será dado o devido crédito.
Qualquer violação de direito autoral, publicação indevida ou ofensa devem ser comunicados à Pascom para que seja retirado de imediato.
Real Time Web Analytics